domingo, 11 de dezembro de 2011

Derme

       
          Para Azulai e Azulai (1999), a derme, e uma camada com estrutura própria, que fica abaixo da epiderme e acima da hipoderme. A derme e rica em fibras colágenas e elastina, as quais conferem a pele sua capacidade de distender-se quando tracionada, voltando ao estado original desde que cesse a tração. Relatam ainda que a derme e ricamente irrigada, com extensas redes capilares. (DANGELO; FATTINI, 2002).
As principais camadas são papilar, mais superficial, e a reticular, mais profunda. Ambas as camadas contém muitas fibras elásticas, responsáveis em parte, pela elasticidade da pele.(GUIRRO e GUIRRO, 2002)
As principais células da pele são as células mesenquinais, os fibroblastos, os histiócitos e mastócitos. Os fibroblastos são células responsáveis pela síntese das fibras colágenas, elásticas e reticulares. Os histiócitos são células fagocitárias que participam do processo de defesa da pele (GUIRRO, 2002).
           A camada papilar é delgada, constituída por tecido conjuntivo frouxo, onde as papilas dérmicas constituem sua parte mais importante. Já a camada reticular e a mais espessa, constituída por tecido conjuntivo denso, e é assim denominada devido ao fato de que os feixes de fibras colágenas que a compõem entrelaçam-se em um arranjo semelhante a uma rede.


REFERÊNCIAS
BORGES, F. S; Dermato-Funcional: Modalidades terapêuticas nas Disfunções estéticas. 1ª ed. São Paulo, Editora Phorte, 2006.

CORMACK, D. H. Fundamentos de histologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996.

GUIRRO, E. C. O.; GUIRRO, R. R. J. Fisioterapia Dermato-funcional: Fundamentos recursos e patologias. 3ª ed. São Paulo: Manole, 2002.

GARTNER, L. P.; HIATT, J. L. Tratado de histologia. Tradução Leila Francisco de Souza e Maria das Graças Fernandes SALES. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

DANGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia humana sistêmica e segmentar. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2000.

JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, 1. Pele e Anexos. In: . Histologia Basica. 8.ed.Rio
de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995.

Epiderme

 A epiderme é dividida em 5 camadas, da mais profunda para a mais exterior são elas: basal, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea (JUNQUEIRA e CARNEIRO, 1995). Segundo DÂNGELO e FATTINI (1987), na epiderme, as diferentes camadas que a constitui mostram as fases pelas quais passam as células que vão sendo substituídas continuamente: nas camadas superficiais elas morrem e se convertem em escamas de queratina. Camada germinativa Basal: é a camada mais profunda, responsável pela constante renovação da epiderme, fornecendo células para substituir aquelas que são perdidas pela camada córnea (GUIRRO e GUIRRO,2002). Camada espinhosa :é a camada mais espessa da epiderme, constituídos de células de poliédricas a pavimentosas (GARTNER; HIATT, 1999).Camada granulosa:possui apenas células de espessura, células bastante achatadas que contém grânulos basófilos(COMARCK ,1996).Camada lúcida para Gartner e Hiatt (1999), é uma camada de células finas, claras, homogêneas e pouco coradas, que se encontram imediatamente acima do estrato granuloso.Camada córnea: mais superficial segundo Guirro e Guirro (2002) é a mais superficial da epiderme. Consiste de vários planos de células mortas intimamente ligadas.

    A Pele 01


            
                 A pele é a estrutura de revestimento de todo o corpo humano,constitui o órgão de maior superfície e peso no nosso corpo,no adulto a sua extensão é, em média, de 1 a 2 metros quadrados, e o peso total de cerca de 15 quilos.
    O sistema tegumentar confere ao corpo um revestimento protetor, que contém terminações nervosas sensitivas e participa da regulação da temperatura corporal. (DANGELO &  FATTINI ,2000).
     A superfície externa do corpo e quase todas as suas superfícies internas são recobertas por folhetos celulares contínuos conhecidos como epitélios que, juntamente com as glândulas que se desenvolvem a partir deles, constituem o tecido epitelial. Este é um tecido básico simples que pode desenvolver-se a partir de qualquer das diferentes camadas germinativas do embrião (COMARCK, 1996). 
    Segundo Guirro e Guirro (2002)a pele é composta de duas camadas principais: a epiderme, camada superficial composta de células epiteliais intimamente unidas, e a derme, camada mais profunda composta de tecido conjuntivo denso irregular.

    Figura 01 disponível em :afh.bio.br
    Junqueira e Carneiro (1999) relatam que a pele, apresenta-se constituída por uma porção epitelial de origem ectodérmica, a epiderme, e uma porção conjuntiva de origem mesodérmica, a derme. Também relatam que abaixo e em continuidade com a derme está a hipoderme, que embora tenha a mesma origem da derme, não faz parte da pele, apenas lhe serve de suporte e união com os órgãos subjacentes.

    sábado, 10 de dezembro de 2011

    Fisioterapia Dermato - Funcional resolução segundo COFFITO

    RESOLUÇÃO Nº. 362/2009

    CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
    RESOLUÇÃO COFFITO nº. 362, de 20 de maio de 2009
    (DOU nº. 112, Seção 1, em 16/6/2009, páginas 41/42)
      

    Reconhece a Fisioterapia Dermato-Funcional como especialidade do profissional Fisioterapeuta e dá outras providências.
    Considerando o inciso XII do artigo 5º da Lei nº. 6.316, de 17 de dezembro de 1975;
    Considerando as alíneas a, b, c, d, e do inciso I e alíneas a, b, c, d, f, do inciso II do artigo 3º da Resolução COFFITO nº 8, de 20 de fevereiro de 1978;
    Considerando os artigos 1º, 2º, e 3º da Resolução COFFITO nº 80, de 9 de maio de 1987;
    Considerando o inciso XXIII do artigo 8º da Resolução COFFITO nº 181, de 25 de novembro de 1997;
    Considerando os artigos 3º e 4º da Resolução COFFITO nº 360, de 18 de dezembro de 2008;
    Considerando a necessidade de prover, por meio de uma assistência profissional adequada e específica, as exigências clínico-cinesiológico-funcionais dos indivíduos com alterações nas funções da pele e estruturas relacionadas;
    O Plenário do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, no uso das atribuições conferidas pelo art. 5º da Lei nº. 6.316, de 17 de dezembro de 1975, em sua 183ª Reunião Plenária Extraordinária, realizada no dia 20 de maio de 2009, em sua subsede, situada na Rua Napoleão de Barros, nº 471, Vila Clementino, São Paulo-SP, resolve:
    Art. 1º - Reconhecer a Fisioterapia Dermato-Funcional como especialidade própria e exclusiva do profissional Fisioterapeuta.
    Art. 2º - Terá reconhecido o seu título de Especialista em Fisioterapia Dermato-Funcional o profissional Fisioterapeuta que cumprir os critérios a serem estabelecidos em Resolução própria em conformidade com a Resolução COFFITO nº 360, de 18 de dezembro de 2008.
    Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
    ELINETH DA CONCEIÇÃO DA SILVA BRAGA
    Diretora-Secretária
    ROBERTO MATTAR CEPEDA
    Presidente do Conselho
    Disponível em : http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=1699&psecao=9